VOX POPULI CONFIRMA SEGUNDO TURNO EM RECIFE.

Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, divulgada hoje, aponta para a consolidação do segundo turno na eleição municipal de Recife, entre os candidatos Geraldo Julio (PSB) e João Paulo (PT). De acordo com o levantamento, feito entre os dias 21 e 24, Geraldo está com 34% das intenções de voto e João Paulo com 27%.
A soma dos candidatos da oposição, no entanto, dá uma folga de nove pontos porcentuais a favor do candidato petista e levaria o pleito para a decisão no dia 30 de outubro.
Para Marcos Coimbra, presidente do instituto, o segundo turno será uma nova eleição porque os dois candidatos terão o mesmo tempo no horário eleitoral da TV, cinco minutos cada um. Neste primeiro turno, João Paulo, da coligação "Recife pela Democracia", tem pouco mais de dois minutos, enquanto Geraldo Júlio dispõe de mais de quatro. "Dessa forma, a eleição fica equalizada", diz Coimbra.
Segundo o sociólogo Marcos Coimbra, a pesquisa é coerente com as que vêm sendo divulgadas nos últimos dias – IBOPE e Datafolha – e mostra que os votos dos dois candidatos são seguros, com Geraldo mais votado nas classes A e B e João Paulo amplamente favorito entre classes populares.
"Trata-se de uma eleição de dois candidatos com boa avaliação, sendo que João Paulo – ex-prefeito do Recife por dois mandatos - é melhor avaliado do que seu adversário do PSB", observa Coimbra.
Os outros concorrentes apresentam os seguintes números: Daniel Coelho, do PSDB, está com 13%, Priscila Krause, do DEM tem 3% e Edilson Silva (PSOL) está com 1%. A pesquisa foi registrada no TER-PE sob o número 01690/2016.
Do Brasil 247.