Um dia para envergonhar a Pátria.

A política partidária em Toritama a muito deixou de ser de fato política, mais possa se dizer politicagem, para não dizer baixaria e vergonha.
O sete de Setembro, dia da Independência do Brasil, deveria ser um dia para exaltar a Pátria, honra-la e homenageá-la, o que de fato algumas escolas e entidades religiosas assim o fizeram, e é louvável fazer ciência de tudo que eles apresentaram, lembrando o valor simbólico do dia, cada qual com sua demostração. Mais o dia deveria estar sendo relatado aqui como um maravilhoso momento de entretenimento artístico, histórico e cultural para a sociedade. Mais é claro se não fosse a doença que a política carrega lado a lado, a tal politicagem, baixa e repleta de atos vergonhosos, a começar pela organização, do trajeto que todos os anos se inicia pela Avenida João Manoel da Silva, mais esse ano foi modificado, pelo simples fato da Vice Prefeita, concorrente do atual Prefeito morar na tal avenida, dando pra ver a partir daí os rumos que a coisa tem tomado. Já pela manhã da quarta-feira, dia para se iniciar com muita festa, com banda, com alvorada de fogos, com várias coisas tradicionais e costumeiras na cidade, vem então o hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal, onde na ocasião, pessoas ligadas ao Prefeito entraram em confronto com o Presidente da Casa, na tentativa de responder as agressões que o gestor do município tem sofrido por este.
Nas ruas o que se viu no fechamento do desfile, foi a destruição de um dia festivo, as bandas que por último ficaram já anunciavam a vergonha que seria o desfecho deste dia, a Falcão que levou as ruas os seus dançarinos vestidos de amarelo, fazendo alusão a um partido político, usou das suas artes para alfinetar o adversário. Por outro lado a Bamut, banda representante do município, tocou músicas alusivas a campanha do atual Prefeito, e soltou gritos de guerra da mesma campanha, era questão de tempo até que as coisas piorassem. Ao se apresentar em frente ao palco, componentes da Falcão entraram em conflito com algumas pessoas que estavam no local, houve empurra empurra, e gritos e gestos partidários, tudo reflexo da campanha eleitoral que atravessa a cidade, cheia de muita nojeira.
Como não se iniciou bem, o dia só poderia terminar desta forma, vergonhosamente, um sete de Setembro para ser esquecido, ou até mesmo lembrado para servir de lição a estes que fazem da política um momento para envergonharem nossa cidade. Nem mesmo em um dia cívico, histórico e importante, dia de reunir as famílias e assistir as homenagens à Pátria, a politicagem foi deixada de lado por seus usuários, que teimam em continuar com essa baixaria que muito tem contribuído para dessocialização do nosso povo.
Aparentemente esta campanha tem se tornado a de nível mais baixo de todas até aqui, e que ainda se arrastará por mais um interminável mês, e que este passe logo, e que o candidato que vencer, repense a maneira de governar e fazer política, pois as coisas estão fazendo de Toritama, um município piada para a região, a julgar pelo comércio que foi abandonado literalmente por conta da campanha eleitoral.
É de uma infelicidade tremenda relatar tantos mal ocorridos, mais é importante também parabenizar aos jovens que fizeram parte da banda boa do desfile, e que tiveram suas apresentações manchadas por fanáticos e líderes políticos irresponsáveis, que desta forma estão enterrando esta cidade num buraco de vergonha.
Por Jessé Aciole.