COMPESA_ROBERTO TAVARES VISITA OBRAS QUE VÃO GARANTIR ÁGUA PARA SURUBIM.

O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa, Roberto Tavares, visitou nesta segunda-feira (01) o canteiro da obra para reativar a Adutora de Palmeirinha, em execução na Estação de Tratamento de Água - ETA Buraco do Tatu, no município de Bom Jardim, iniciativa que irá permitir a continuidade do abastecimento de água do município de Surubim, caso a Barragem de Jucazinho entre em colapso. A obra foi iniciada na semana passada e será finalizada em 60 dias. A cidade é atendida hoje pela Barragem de Jucazinho, que se encontra com apenas 0,3 % da sua capacidade, consequência da falta de chuvas na região pelo sexto ano consecutivo. A solução viável encontrada pelos técnicos da Compesa foi a retomada da operação da antiga Adutora de Palmerinha, que atendia Surubim até 2001, a partir da barragem de mesmo nome, também conhecida como Pedra Fina.
Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, o governador Paulo Câmara autorizou o investimento de R$ 2,8 milhões para a reativação da Adutora de Palmerinha e solicitou que a obra fosse realizada em caráter emergencial, no menor prazo possível. “Estamos vivenciando a pior seca dos últimos 50 anos e, de acordo com as previsões da Agência Pernambucana de Clima - APAC, não deverá chover nos próximos meses o suficiente para reverter o quadro, na Bacia do Rio Capibaribe, que alimenta a Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim”, pontuou o presidente.
Caso não chova até outubro, a Compesa deixará de explorar a Barragem de Jucazinho, o que significaria o atendimento da cidade de Surubim apenas por carros-pipa. “Para que a cidade continue recebendo água pela rede de distribuição, a operação da antiga adutora é imprescindível para evitar o colapso”, revela Roberto Tavares.
Antes de 2001, essa adutora transportava água da Barragem Palmerinha para as cidades de Surubim, Bom Jardim, João Alfredo, Limoeiro e Orobó. A partir desta data, Surubim passou a ser atendido pelo Sistema Jucazinho, o que permanece até hoje. Com a implantação do Sistema Jucazinho, o ramal da adutora que atendia Surubim foi desativado. A Barragem de Palmeirinha/Pedra Fina, situada em Bom Jardim, está hoje com 80% da sua capacidade, que é de 6,2 milhões de metros cúbicos de água.
A situação desta barragem melhorou muito no inverno deste ano. “Estávamos com apenas 25% da capacidade, mas, felizmente, choveu no entorno da Barragem de Palmerinha. O aumento do volume deste manancial irá garantir a operação da antiga adutora para socorrer Surubim, sem prejuízo ao abastecimento das demais cidades hoje atendidas pelo Sistema Palmerinha”, avalia o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo, que também acompanhou a visita ao lado de outros técnicos da Compesa. Ele adianta que será necessário trocar alguns trechos da adutora, que tem 30 quilômetros de extensão, e refazer a travessia da tubulação sob o Rio Caiaí, levada pela enchente de 2004, situada próxima a cidade Surubim. Com a reativação da antiga adutora, o município de Surubim contará com uma produção de até 150 litros/segundo. A Estação de Tratamento de Água Buraco do Tatu, em Bom Jardim, também será reformada dentro do projeto da obra de melhoria do abastecimento de água da cidade de Surubim.