Lula fecha acordo João Paulo e Sílvio Filho no Recife.

No edifício Porto Fino, na Avenida Boa Viagem, Lula selou o primeiro acordo entre os dois pré-candidatos da oposição ao prefeito Geraldo Julio (PSB). Depois de prestigiar um evento da Fetape em Carpina, ele participou de um jantar, ao lado dos prefeituráveis João Paulo (PT) e Silvio Costa Filho (PRB), na residência desse último. O encontro seria hoje e reservado apenas com Silvinho, mas foi antecipado para ontem, num clima de cortejo do maior cacique petista, que conseguiu convencê-lo a ser vice.
Lula já tinha declarado apoio à pré-candidatura de João Paulo, mas Silvinho enxergava que a melhor estratégia era o lançamento de múltiplas candidaturas da oposição para fortalecer as chances de se chegar ao segundo turno. O jantar, no entanto, confirmou outros planos, que também vinham sendo cogitados. Os dois acharam melhor unir as forças, afinal, porque haverá três candidaturas antipetistas, a do próprio Geraldo, a do deputado federal Daniel Coelho (PSDB) e a de Priscila Krause (DEM).
"Meu líder"
O encontro teve a participação do pai de Silvinho, o deputado federal Silvio Costa Filho (PTdoB), que se destacou como um dos principais defensores de Dilma na Câmara dos Deputados e do ex-ministro e senador Armando Monteiro (PTB). Silvio Costa chegou à casa do filho, inclusive, e foi chamado por Lula de “meu líder”. Todos riram e ambos se abraçaram. Também estiveram presentes a deputada Teresa Leitão (PT), que concorrerá em Olinda, e o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro.
Nos bastidores, a informação que circula é que Silvinho teria sido convencido a se aliar a João Paulo com base em pesquisas de opinião, mas o pedido de Lula também pesou, juntando com o fato de João Paulo e Silvinho compartilharem de muitas opiniões em comum. Desde a primeira vitória de João Paulo, em 2000, nunca houve estremecimento na relação entre o PT e Silvio Costa, que naquela época disputou o primeiro turno e apoiou João Paulo no segundo. A candidatura de Silvio, aliás, ajudou o petista a chegar ao segundo turno.
Ninguém assume
Ninguém presente no jantar confirmou o acordo oficialmente. O anúncio da decisão ficou marcado para sexta-feira. Hoje, contudo, o ex-presidente participará de um evento no Recife, às 17h, na Avenida Rio Branco, e tanto João Paulo como Silvinho estarão lá. Pela manhã e no início da tarde, Lula estará em Caruaru, completando um ciclo de quatro municípios do estado visitados em três dias. Na cidade do Agreste, ele participa de um ato na Praça das Crianças e depois visita, por volta das 13h, de um evento no assentamento Normandia, visto como um símbolo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Pernambuco.