OS NÚMEROS NUNCA BATERAM.

Diante do quadro de instabilidade que se encontra o cenário político de Toritama, a pesquisa realizada pelo instituto Opinião e encomendada pelo Blog do Magno trouxe ainda mais lenha nessa fogueira. Magno corroborou de forma incisiva as críticas que fazíamos aos dados das últimas pesquisas registradas em Toritama. Magno foi enfático ao dizer que os números não batem quando faz uma comparação da última pesquisa em que a pré-candidata Lucinha aponta numa frente de 28 pontos em relação ao pré-candidato Edílson Tavares. Foi desproporcional e desmedida a forma como esses dados foram repassados e isso leva a população de Toritama a refletir sobre em quem acreditar.
Magno diz que a diferença é de apenas 9 pontos, mas também ressalta que a candidata é a segunda mais rejeitada. Levando-se em consideração a margem de erro de 5.2%, Edílson pode estar com 29% e Lucinha com 28%. Magno ainda foi claro quando fala da aliança de Lucinha com um dos políticos mais rejeitados de Toritama, o ex-Prefeito Flávio Lima. Outro dado relevante da pesquisa é a situação quase que irreversível do Prefeito Odon Ferreira, levando à crer que essa eleição será polarizada entre o grupo da Vice-Prefeita e o grupo do candidato Edílson Tavares. Muito embora essa pesquisa tenha colocado Edílson Tavares em segundo lugar, entre os três pré-candidatos, o mesmo é o que tem uma posição mais confortável.
Isso porque sua rejeição é a menor entre os quadros existentes, sendo o candidato com mais chances de crescimento, além de que o eleitor de Edílson tende a ser mais fiel e convicto. O eleitor da Vice-Prefeita é o mais vulnerável nesse jogo pois acreditam numa mudança, tendo que engolir em seu palanque figuras do passado que hoje são rejeitadas e de difícil discurso inovador. O eleitor de Odon é específico e resumido à poucos critérios. Edílson Tavares nunca foi candidato nem participou de política partidária, e hoje concorre com Odon Ferreira, atual gestor, ex-Vice-Prefeito e com vários mandatos de vereador, além de a Vice-Prefeita que pertence a uma família tradicional na política. Isso mostra que sua posição é privilegiada sendo a grande surpresa dessas eleições. Subestimar o eleitorado é um erro suicida.
FILIPE LUCENA Acadêmico de Direito e comentarista político