IBGE lança seleção com 7,5 mil vagas, sendo 353 em Pernambuco

O novo processo seletivo simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi lançado nesta terça-feira, no Diário Oficial da União (DOU). São 7,5 mil oportunidades temporárias para o cargo de agente de pesquisa e mapeamento, que vão atuar em 550 municípios de todo o país e no Distrito Federal para realização de pesquisas econômicas e demográficas. Podem concorrer candidatos com nível médio de formação escolar.
Em Pernambuco, o edital prevê a oferta de 353 vagas, distribuídas nos seguintes municípios: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim, Carpina, Caruaru, Escada, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Olinda, Ouricuri, Palmares, Petrolina, Recife, Salgueiro, Serra Talhada, Timbaúba e Vitória de Santo Antão. Ao, as oportunidades no estado estão dividas, segundo o edital, em 262 (ampla concorrência), 70 (negros) e 21 (pessoas com deficiência). A disposição das vagas em Pernambuco está disposta na página 139, da Seção 3, do DOU de hoje.
O estado com a maior oferta de vagas é São Paulo, com 850 vagas. O Distrito Federal, por sua vez, ficou com 144 chances. Segundo o regulamento da seleção, 5% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência e 20% a pessoas pretas ou pardas. O salário é de R$ 1.250.A taxa de inscrição custa R$ 30. Haverá provas objetivas no dia 4 de setembro, com 60 questões sobre português, geografia e raciocínio lógico. O resultado final deverá ser divulgado em 3 de outubro deste ano.