NA POLÍTICA SE COPIA O QUE TEM ÊXITO.


Em Toritama em se tratando de confecção, dizem que "nada se cria, tudo se copia". Parece que essa máxima também é utilizada na política, e sobretudo nas ações que os atores políticos usam para atrair o voto. O candidato Edilson Tavares desde o início dessa pré-campanha antecipada vem atraindo a atenção do eleitorado toritamense, seja pelos discursos, pelas entrevistas, pelas respostas objetivas (sem deixar ninguém sem resposta), pela determinação em dialogar com a população, pela forma de apresentar os problemas e os desafios da cidade, pela atenção aos seus aliados, se mostrando contra a compra de voto e as campanhas regadas à fogos e pirotecnia, mostrando a verdade e conscientizando o eleitorado. Edilson está cumulando a teoria à prática, algo incomum para os críticos de plantão, pois seu lema é Fazer Diferente e de fato está "fazendo diferente" literalmente na forma e no conteúdo.

Em recente pesquisa feita pelo instituto do senhor Manuel Araújo Neto (Tonico) tio do Deputado Bruno Araújo, curiosamente aliado da Vice-Prefeita, foi registrada e publicado maliciosamente gráficos em que Edilson aufere uma hipotética desvantagem. Desconstruimos e pontuamos os erros estatísticos, que por sinal, provenientes de um grupo que possui um histórico de pesquisas manipuladas em campanhas passadas. Pelos erros esdrúxulos notamos que até para trapacear são incompetentes.

Agora, por não terem mais o que inventarem, copiam descaradamente o lema de Edilson, aquele que, segundo eles, não chegará à lugar algum. Mais é difícil compreender como um adversário "inofensivo" é tão combativo com golpes duros e baixos de maneira vergonhosa. O grupo da Vice, aquela que dizia ser "os olhos e a voz do povo" (a visão adquiriu catarata e a voz ficou sem som) descobriu que visitar facções e ouvir as pessoas pode ser mais positivo que ficar confinada em sua residência oferecendo café com bolacha ou outras coisas a seus correligionários. A diferença nesse sentido é que Edilson não obriga ninguém a posar nas fotos a contragosto. A outra diferença é que nessas visitas Edilson se apresenta, enquanto a Vice se justifica. A população de Toritama vai saber identificar o que é cópia e o que é original pelo histórico dessas pessoas, pois só se copia o que tem dado êxito e sucesso

As vezes me solidarizo com esse grupo pois, sei o quanto é difícil fazer a diferença estando atrelado aos erros do passado e que a população já não suporta mais.


FILIPE LUCENA
acadêmico de direito e comentarista político

Oferecimento: