Pernambuco investiga 64 possíveis mortes por dengue neste ano.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco está investigando 64 mortes suspeitas de dengue no estado. No mesmo período do ano anterior, tinham sido notificadas sete mortes suspeitas pela doença, com apenas uma delas sendo confirmada. O boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (1º), mostra um avanço dos casos notificados não só de dengue, como também de zika e chikungunya.
O estado registrou, até o domingo (27), 25.054 notificações de dengue, um aumento de 155,50% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram notificados 9.806 casos suspeitos. Os casos confirmados neste ano chegam a 3.339, enquanto no ano anterior, no mesmo período, eram 4.999.
Os casos de dengue com agravamento chegaram a 79 notificações, com 15 confirmações até o momento. No mesmo período, em 2015, eram 20 confirmações. O município com maior incidência de casos notificados de dengue por 100 mil habitantes é Itambé, na Zona da Mata Norte do estado, seguido por Camutanga, Poção e Goiana.
Zika
Entre os dias 3 de janeiro e 27 de fevereiro deste ano, foram notificados 3.746 casos suspeitos de zika. Ainda não há confirmações dos casos deste ano. No ano passado, desde o início das notificações obrigatórias da doença, que começaram no dia 10 de dezembro, foram 1.386 notificações e 46 casos confirmados em 20 municípios de Pernambuco.
Também nesta terça, o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, classificou como “realista” o prazo do governo federal para a produção da vacina contra o vírus da zika, que é de três a cinco anos. O pesquisador da Fiocruz-PE, Rafael França, havia afirmado que a vacina contra a zika não ficará pronta em menos de dez anos.
Chikungunya
O boletim também divulgou índices da chikungunya. Foram notificados 6.076 casos suspeitos de da doença em 137 municípios, neste ano. Desses, 222 foram confirmados e 362 descartados. Uma morte está em investigação. Em 2015, foram 2.605 casos suspeitos de chikungunya, sendo 450 confirmados.