AS CONTRADIÇÕES DE BIRINO.

O vereador Birino é hoje umas das poucas reservas populista da Câmara Municipal de Toritama. Seu perfil moralista, ético e aguerrido lhe proporciona o apoio das pessoas que estão saturadas com os políticos corruptos. Talvez houvessem outros com seu discurso a Câmara não estaria tão decadente.
Acontece que mesmo sendo popular e com boa vontade, o vereador Birino comete sérios equívocos que podem lhe custar caro. Primeiro, de tanto se comportar como paladino da ética na tribuna, ao difundir pelas esquinas que o valor do seu apoio custava muito caro para qualquer desses grupos políticos. Falta Birino informar aos seus eleitores quanto foi negociado esse apoio.
Nessa sexta-feira (26/02), em entrevista ao Programa Fala Toritama, o vereador falou que o pré-candidato Edílson estaria eleito caso houvesse aceitado o apoio de Flávio Lima, e que não foi aceito pela imposição de "meia dúzia de adeptos do grupo". Pobre e inocente pensamento do vereador.
Primeiro lugar não foi "meia dúzia de adeptos", mas unanimidade de toda militância. Algo extraordinário na política Toritamense em que o candidato dialoga e ouve seus aliados antes de qualquer decisão, diferentemente de outros grupos em que as decisões são restritas à portas fechadas ou nas mesas de bar. Depois, o vereador esqueceu que "o menino" perdeu em todas as urnas, outro fato extra na história local, fato esse que demonstra que o ex-Prefeito não é detentor de grandes votações como pensam, mas apenas de seus fiéis apaixonados, ou seja, uma minoria barulhenta, apenas.
A contradição é nítida quando lembramos que esse apoio à quem Birino defende veementemente, foi o mesmo que o vereador rejeitou as contas anos atrás. Que tipo de juízo de valor esse representante do povo faz quando condena primeiro e absolve depois? Talvez seja uma inaptidão para o cargo, pois o mesmo já declarou que rejeitou contas por uma piada, demonstrando claramente que conduz sua mandato com mínimo de seriedade.
Por fim, ao dizer que o grupo da Vice-Prefeita recebeu Flávio com carinho, o vereador esqueceu que quem realmente merece e não está sendo tratado com carinho é o povo de Toritama, a qual Flávio abandonou quando era Prefeito num passado não tão distante.
FILIPE LUCENA acadêmico de direito