Edilson comparece e dá importância a evento para a exportação.

Empresário e pré-candidato a prefeito no município de Toritama, Edilson Tavares prestigiou o evento de lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), em Santa Cruz do Capibaribe, nesta sexta-feira (22). Em conversa com a nossa reportagem, ele falou sobre suas expectativas e primeiras impressões sobre o plano.
“As perspectivas se mostram positivas. Todas as ações voltadas para o incremento da nossa comercialização, principalmente em mercados qualificados como em outros países, são extremamente importantes”, disse.
Edilson lembra, no entanto, que empresas terão níveis diferentes de adaptação e inicialização nas futuras vendas, e alerta que os resultados dessas ações perpassam por longo caminho, para empresas que iniciaram suas adequações.
“Tudo isso é positivo. Obviamente, que entre o plano, a execução do plano e os resultados deste plano existe um longo caminho”, afirma.
Com o dólar em alta, o empresário acredita também que empresas, que tenha um grau de maturidade e organização maior, já podem iniciar ações de forma mais imediata.
“Hoje temos uma janela de oportunidade que é a apreciação do câmbio. O dólar está muito mais valorizado, e o real depreciou em relação ao dólar. Essa janela tem que ser, e deve ser, aproveitado pelo mercado. As empresas não podem perder este ‘time’”, diz e completa. “Alguns resultados podem vim de forma rápida, 90 dias, 120 dias para algumas empresas que já estejam com suas cadeias de produção ajustada, tendo essa capacitação e buscar esses outros mercados. Enquanto isso, outras empresas ainda estão em fase embrionária e precisam de um processo mais longo: 6 meses, 1 ano ou até 18 meses”, acredita.