Antes Odiados, hoje Amados.

A política tem nos seus requisitos a busca por alianças e a união de forças para conseguir os objetivos coletivos, ou individuais como muito tem acontecido, principalmente no que diz respeito ao nosso cenário político atual. Sem contar que o adversário de hoje pode ser o aliado de amanhã.
O ditado mais comum na política, ou a desculpa para se esquivar de explicações mais seguras, é de sempre usar que aquele que outrora foi adversário pode se tornar aliado, mais o ditado tem apenas sentido figurado, uma vez que na realidade em que vive o município, seria melhor dita, que aquele que um dia foi meu adversário ferrenho, se torna meu aliado importante, pois o seu potencial político será capaz de me levar ao poder.
O grupo de situação hoje encabeçado pelo atual gestor Odon Ferreira, era oposição há quatro anos atrás quando numa batalha fervorosa travada com o ex prefeito Flávio Lima, conseguiu exito nas urnas e tirou do poder aqueles que seu grupo fez questão de dizer ''os Lima nunca mais!''. Taxado de mal gestor e de ter colocado sua família para usufruir da máquina pública, o Sr Flávio Lima, tinha naquele momento seu nome e o de sua família jogados num precipício político para jamais serem resgatados. Quase quatro anos depois de terem sido humilhados nas urnas, e nenhum político querer seus nomes ligados aos da família do ex prefeito Narciso Lima, parece que a família voltou a ter poder e consequentemente servir para os grupos que almejam sair vitoriosos no próximo pleito.
Hoje, no pleito que se aproxima, as coisas parecem que mudaram, ou melhor a mente daqueles que trataram o ex prefeito e sua família como fracasso e de tudo o quanto não presta, esqueceram do que os mesmos já proferiram num passado recente. Tanto o atual prefeito Odon Ferreira quanto a sua vice Lucinha Pereira, difamaram e reprovaram, a gestão do ex prefeito e de familiares que trabalharam com ele, mais hoje abraçam-se e brindam juntos como se nada outrora tivesse ocorrido. Por um lado o atual prefeito Odon, fez alianças com uma parte da família Lima, a qual conta com a experiente Jóbia Lima, irmã do ex prefeito, ex secretária de finanças, e nomeada pelo atual gestor como desastrosa na pasta que lhe foi dada, mais hoje se torna aliada importante na sua recondução ao poder público. Por outro lado, a vice prefeita Lucinha, que evidentemente fez parte daquele grupo oposicionista que pregou que Toritama estava nas mãos de péssimos administradores, fez com que aquele menino por ela chamado nos palanques da campanha, se unisse a seu projeto político, e desta forma levou uma outra parte dos Lima para seu lado, e espera contar com este forte (antes desastroso) apoio político do ex prefeito, também na intenção de chegar a majoritária.
Numa terceira via, intitulado de ''o novo", está o empresário Edilson Tavares, que no inicio de seus discursos lembrava que sua maneira de fazer política, é uma maneira nova, que limparia as almas sebosas que já estiveram no poder e que fazem parte desta política de negociatas. mais entre acordos e alianças, sobrou ainda um ou dois integrantes do seio do Sr Narciso Lima, para se integrar no seu grupo, que com esses e outros já não só conta com novas caras na sua equipe.
Este é o atual quadro político de alianças com uma família que ninguém queria nem ouvir o nome, e hoje esquecem o que proferiram a pouco e se abraçam mostrando ao povo que eles tem memória curta, já nem lembram o que falaram desta família, assim são aqueles que estão buscando o poder, esquecem tudo. Talvez as suas memórias sejam curtas demais para caber a a frase responsabilidade com o povo desta terra, que assiste minunciosamente a esse jogo político, onde os interesses da cidade são negociados como mercadoria, por aqueles que almejam o poder.
Por isso não se assuste ao ver coisas inacreditáveis na política, pois os odiados de ontem, serão os amados de hoje.
Por: Jessé Aciole.