TORITAMA FICANDO MAIS VELHA NA COLUNA DESTA SEGUNDA-FEIRA.

A cidade de Toritama completa nessa terça-feira (29/12) 62 anos de Emancipação Política, portanto é uma cidade cronologicamente nova. De pequena extensão territorial, mas de grande vocação empreendedora. Além de uma história de luta e libertação.
29 de Dezembro de 1953 foi emancipada do Município de Taquaritinga do Norte, através do Decreto-Lei n° 1818 assinado pelo Governador Etelvino Lins de Albuquerque, após muitos embates dos que queriam a independência e os que preferiam a manutenção do status de Vila.O processo de Emancipação teve como protagonista José J. de Araújo, farmacêutico da época que fora vereador em Taquaritinga com o objetivo único de elevar a Vila de Torres à condição de cidade. Gozava de grande prestígio à época junto a população da Vila em que via em Jota Araújo um digno representante do seu povo. Joaquim Aurélio Correia de Araújo foi Prefeito interino do município, que teve entre os primeiros Prefeitos eleitos democraticamente pelo povo João Manoel da Silva e Antônio Manoel da Silva.
Durante o processo emancipatório, foi impetrado um Mandado de Segurança para que Toritama voltasse à ser Vila de Taquaritinga do Norte, pelos que não aceitaram sua independência, mas para a felicidade geral da Torre, a ação foi julgada improcedente e a partir daí, o pequeno e novo município começava a construir a sua história.
Hoje, todos sabem, Toritama se destaca pela produção do Jeans projetando-se nacionalmente. Mas também temos observado que pouco se têm retratado sua história. Pouco se têm dado o devido valor ao seu nascimento e sua construção social. Essa omissão não parte apenas do poder público, mas também da sociedade como um todo, e isso se deve à uma desvalorização cultural que reina em nossa cidade. É preciso incentivo para que os (poucos) representantes de nossa cultura difundam para as futuras gerações algo importante que a nossa atual geração não tem dado o devido respeito.
FILIPE LUCENA acadêmico de direito