Teresa Leitão revela preocupação com patrimônio histórico de Olinda
Ameaçado, segundo o Ministério Público de Pernambuco, de perder o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, o sítio histórico de Olinda foi tema de pronunciamento da deputada Teresa Leitão (PT) durante a Reunião Plenária desta terça (25). Citando o Inquérito Civil Público n º 22/2015 – que investiga o possível descumprimento, pela prefeitura local, de medidas para a preservação do patrimônio histórico da cidade –, a petista lamentou que o assunto tenha voltado a ser alvo dos órgãos de controle.
“Não quero fazer alarde, já que é apenas o início de uma investigação, mas o que vemos é preocupante. As alegações do Ministério Público e do Tribunal de Contas sobre omissões na proteção do patrimônio cultural acontecem desde 2006”, apontou a parlamentar. De acordo com o inquérito, levantamentos indicam a descaracterização de fachadas do sítio histórico, a deterioração de monumentos e o descumprimento de recomendações descritas em auditorias, aspectos que põem em perigo a autenticidade do núcleo tombado pela Unesco.
Teresa Leitão ressaltou que o título de Patrimônio da Humanidade é “inestimável” não apenas para os olindenses, mas para o Brasil e para o mundo. “É a cidade que mais recebeu recursos do PAC das Cidades Históricas. Esta Casa não pode ficar alheia a uma situação tão grave”, alertou.
Repórter Marcondes Vinnicius