NOTÍCIAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO
Ontem na Alepe, foi tranquilo, os Deputados se ateu em discutir seus Projetos, e mais uma vez a Oposição marcou território através da Deputada Priscila Krause (DEM), que denunciou os constantes assaltos no bairro da Imbiribeira nas imediações da Lagoa do Araçá, pediu providencias por parte do Governo, e ressaltou que localidades onde antes eram seguras, hoje vive com constantes assaltos apavorando as pessoas dessas localidades.
Outro tema que foi debatido também no Grande Expediente, foi a questão hídrica em PE, o Deputado Odacy Amorim (PT), anunciou uma Frente de Revitalização do São Francisco e Demais Rios, o objetivo dessa iniciativa é preservar o velho Chico, e procurar mecanismos para que possa amenizar o sofrimento do povo pernambucano sem agredir suas nascentes, até porque, a Barragem de Jucazinho só opera com 6% da sua capacidade.
Pegando carona no Projeto que está para ser aprovado na Câmara Federal, onde os Estados terão autonomia de criar novos municípios, fusão e desmembramento, o Deputado Antônio Moraes (PSDB), esclareceu o Projeto de sua autoria, que dá as Câmaras de Vereadores de Pernambuco, a possibilidades de criar novos Distritos.
A Comissão de Negócios Municipais realizou Audiência ontem (2), para discutir como está o andamento do Programa Minha Casa, Minha Vida aqui em Pernambuco por iniciativa do Deputado Odacy Amorim (PT). De iniciativa do Governo Federal, onde família com renda bruta até 5 mil reais tem direito ao Programa em parceria com os Estados e Municípios. O superintendente Regional da Caixa Paulo Nery, informou investimentos em Pernambuco na ordem de 7 bilhões desde 2009, mas que o déficit habitacional ainda é grande, chegando a 244.396 imóveis em Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Habitação até o final do ano serão entregues 2.892 unidades, contemplando 14.460 pessoas, até 2018 a meta é entregar 20 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida em Pernambuco.
Outra Comissão que foi implantada e que tem muita relevância é a Comissão do PAC, que tem como objetivo fiscalizar as obras que estão paradas e em andamentos no Estado, Deputados da Oposição e do Governo formam essa Comissão, tendo o Deputado Miguel Coelho (PSB) como Presidente da Comissão, tanto que, ontem houve uma Audiência Pública para discutir os entraves dessas obras e de quem é a responsabilidade.
Obras como a Navegabilidade do Capibaribe, Corredor Leste-Oeste, Norte-Sul da Região Metropolitana do Recife, expansão do Porto de Suape, Minha Casa, Minha Vida, Barragens na Mata Sul, as Adutoras do Oeste e do Agreste e projetos de Saneamento, foram debatidas nessa Audiência ontem (2) terça-feira.
Repórter Marcondes Vinnicius