Os trabalhos na alepe começaram pela manhã no Plenário, onde foi discutido o Pacto Federativo, proposto pelo Deputado Federal Fernando Monteiro (PP). O objetivo foi ouvir as sugestões, propostas e criticas, dos gestores municipais que estavam presentes ao evento de todas as regiões de Estado, como por exemplo, o Prefeito da cidade de Toritama Odon Ferreira (PSB), tendo também participado do encontro o presidente da AMUPE Gonzaga Patriota (PSB) de Afogados da Ingazeira.
Dentre os Deputados Federais que compareceram estavam Tadeu Alencar (PSB), Danilo Forte (PMDB) da Paraíba, que é o presidente da Comissão do Pacto Federativo da Câmara Federal. O que se viu foi uma grita constante por parte dos Prefeitos, que relataram as dificuldades dos seus municípios, e que toda a responsabilidade recai sobre as cidades sem que a União ofereça uma contrapartida para colocar em pratica os programas e convênios firmados entre ambos, como bem lembrou o ex-prefeito Laércio no seu pronunciamento, onde, ele citou as Leis 101 que fala do saneamento básico e 12.305 dos resíduos sólidos. A discussão contou também com boa parte dos Deputados Estaduais, que se tiveram a oportunidade de expressar as suas opiniões para a Comissão do Pacto Federativo.
Na Reunião Plenária, o Grande Expediente foi marcado pela exaltação e indignação do presbítero Adalto (PSB), que subiu a Tribuna para repudiar a forma como o Movimento LGBT comemorou a 19º Parada Gay de São Paulo, onde pessoas usaram símbolos religiosos para fazerem seus protestos. Em apartes, a Deputada Teresa leitão (PT), pediu paciência, tranquilidade e tolerância com as criticas em relação ao Movimento Gay, seguindo o mesmo raciocínio o Deputado Edilson Silva (PSOL), que é defensor na Casa do Movimento LGTB, comentou que está virando um acirramento essa questão na Casa, e que é preciso ter maturidade e respeitos não só com o Movimento, mas com todos os Movimentos Sociais que queiram fazer suas manifestações.
Já o Deputado Joel da Harpa (PROS), falou que é um absurdo e que isso não deveria existe, segundo ele, essas pessoas tinham que ser presas, e que se a Parada que vai existir em Recife, tiver esse tipo de manifestação, a polícia tem que prender.
O Deputado Álvaro Porto (PTB), mais uma vez criticou a contenção do Governo do Estado no São João deste ano, questionou os critérios do Governo para as contratações e disse que o Tribunal de Contas do Estado, identificou superfaturamento de mais de 500 milhões de reais em emendas parlamentares, e que tem que ser investigado. José Humberto (PTB) lembrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorando no dia (5), sexta-feira última.
No Tempo de Liderança, Eduíno Brito (PHS), destacou a importância do setor metalomecânico no Estado, criticando o Governo Federal por suspender e quebrar contratos com as indústrias metalúrgicas, Tony Gel (PMDB), falou que o medicamento para o paciente Antônio Carlos, já foi solicitado e espera o cumprimento por parte do fornecedor no prazo estabelecido, pasto Cleiton Collins (PP), comentou que não vai respeitar atitudes imorais por parte das pessoas que usaram símbolo religioso na Parada Gay de São Paulo e finalizando a Reunião de Ontem, o Deputado Edilson Silva (PSOL), parabenizou o Governo do Estado, pelo lançamento da Politica Estadual de Saúde Integral para a Comunidade LGBT, na quinta-feira (4).Para saber como foi a Ordem do Dia (8), clique aqui.
http://www.alepe.pe.gov.br/sistemas/noticias/?arquivo=noticia.php&id=30534&data=08/06/2015&texto=&pagina=1
por Repórter Marcondes Vinnicius