ALEPE EM FOCO
A movimentação da Assembleia Legislativa, começou cedo, logo as 10h30min houve uma Audiência Pública sobre Obras Federais no Estado de PE com a presença do Ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi, promovido pelos Deputados Miguel Coelho e Rodrigo Novaes, foram discutidas os andamentos das Obras Federais em PE, como a transposição do Rio São Francisco, Perímetro Irrigado do Sertão, Barragem de Jucazinho dentre outras obras pertencentes a pasta da Integração Nacional. Na Audiência Pública, foram discutidas varias ações, como está o andamento das obras, o custo até o momento, e as perspectivas de liberação financeira para o Estado continuar executando as obras.
Participaram dessa Audiência vários Deputados Estaduais, como, Sílvio Costa Líder da Oposição, doutor Valdi, Zé Maurício, Aluísio Lessa e o Deputado Federal Eduardo da Fonte. Também estiveram presentes, vários Prefeitos e Vereadores do Agreste e Sertão, além, do Prefeito Junior Matuto da cidade do Paulista na região metropolitana do Recife.
Ao final do encontro, foram feitos encaminhamentos ao Ministro, e ficou de dar uma resposta sobre as liberações financeira de cada obra executada no Estado.
Na Reunião Plenária, no Pequeno Expediente, o Deputado Edilson Silva (PSOL), cobrou mais uma vez a medicação do senhor Roberto, pedindo providencias por parte do Governo Do estado, criticou o Governador Paulo Câmara pelas criticas feitas por ele a Oposição na Alepe, comentou que o Governador tem que trabalhar mais e falar menos, e que o papel da Oposição é cobrar do Executivo solução para os problemas do Estado. Deputado Rodrigo Novaes (PSB), subiu a Tribuna para anunciar que irá criar uma Frente em defesa do hub da TAM em Pernambuco, pois, essa central, caso, venha para Pernambuco vai representar investimentos que irão gerar mais de 10 mil empregos em PE.
Deputada Raquel Lyra (PSB), fez referencia ao Hospital Mestre Vitalino em Caruaru, pelo seu um ano de funcionamento, hospital que foi inaugurado pelo Ex-governador João Lyra no ano de 2014, e que já fez 12 mil atendimentos.
No Grande Expediente, o Deputado que representa a Zona Norte do Estado, Botafogo ( PDT), solicita ao Governador desapropriação de terras na cidade de Carpina, para criação de um pequeno Polo Industrial, fazendo com que empresas de pequeno porte se instale na localidade gerando milhares de empregos. Joel da Harpa (PROS), da Bancada Evangélica e da Bala, subiu a Tribuna para repercutir a situação das vitimas que foram prejudicas pela chamada Pirâmide Financeiras, e que vai questionar o MMPE e a Policia Federal onde está o dinheiro do povo pernambucano que foram prejudicados pelas empresas, como, a BBOM.
Deputado pelo DEM, Priscila Krause pediu informações sobre a duplicação da BR-101, depois de ser incluída no Plano Nacional de Investimentos e Logístico do Governo Federal, fez um histórico da mudança de postura do PT ao longo dos anos,saindo de critica do Governo FHC, pelas privatizações e hoje faz concessões ou “privatizações” de Aeroportos, Rodovias e hidrovias, criticou a péssima condição da BR- 101. Nos apartes os Deputados da Situação, Tony Gel( PMDB), Rodrigo Novaes( PSB), comentaram que vão se informar através da Secretaria das Cidades os investimentos e os valores gastos aqui no Estado, a Deputada encerrou falando que vai acompanhar de perto os recursos e a execução da obras me PE.
Líder da Oposição Sílvio Costa Filho (PTB), subiu a Tribuna para relatar a que o Estado foi o que menos investiu dos 20 Estados da Federação durante esses quatro meses, e que o Estado foi vendido ao Brasil como o Estado que mais cresce no Brasil, que tudo era mil maravilhas no Estado, mas que a realidade é outra, em relação ao FEM houve uma redução de 40% no último quadrimestre de 2015 em relação ao de 2014, em aparte o Líder do Governo, Waldemar Borges, falou que esse cenário é fruto da desorganização econômica do Governo Federal, e que todos os Estado estão passando por dificuldades financeiras, Rodrigo Novaes (PSB), comentou que o Estado investiu 3 bilhões no ano passado e irá investir 1 bilhão esse ano, já Edilson Silva( PSOL), falou que o Governo tem que assumir as suas responsabilidades e assumir que o Estado está passando por dificuldades, Aluísio Lessa ( PSB), rebateu que da mesma forma que o Governo Federal tem dificuldades de tirar do papel os projetos propostos, PE tem tentando tirar do papel, como vem tirando e investindo milhões para o desenvolvimento de Pernambuco, Sílvio Costa finalizou que vai solicitar ao Ministro Armando Monteiro para que ele mobilize outros Ministros para tentar resolver as questões pertinentes ao Estado de PE. No Comunicado de Liderança o Deputado Tony Gel, lembrou os 96 anos do Central comemorando ontem (15), e disse que ele e sua família são torcedores da patativa do agreste, Waldemar Borges falou que, os problemas enfrentados pelos Estados são culpa do Governo Federal pela politica praticada em ano eleitoral, e que o Senador Armando Monteiro ainda não desceu do palanqueonde fez criticas do Governo nos dez dias, rebatendo todos as criticas do Ministro. Foi então, que o Deputado Sílvio Costa (PTB), no Tempo de Liderança, rebateu Waldemar Borges, dizendo que o Ministro Armando, em nenhum momento fez algum gesto pós-eleição no Estado, pelo contrario, está sempre à disposição do Governador e que sempre vem trabalhando para o desenvolvimento do povo pernambucano.
Por Repórter Marcondes Vinnicius.