Scolari ironiza ao comparar o Barcelona com o Brasil
Do Jornal do Commercio
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, foi irônico ao comentar a possibilidade especulada de o espanhol Pep Guardiola assumir o cargo que hoje ele ocupa. "Se importarmos o Iniesta, o Messi, os jogadores do Barcelona, podemos jogar como o Barcelona. As características dos nossos jogadores não são essas. Podemos jogar um bom futebol. Mas dentro das nossas características", disse o treinador, no evento que reuniu treinadores das seleções já confirmadas na Copa das Confederações de 2013.
Scolari também afirmou que pode montar a seleção brasileira com um centroavante fixo - à diferença do que fazia Mano Menezes, que escalava o time da CBF com jogadores rápidos, mas sem um típico camisa 9. "Eu gosto de jogar com um homem de referência entre o nosso meio campo e a área adversária. Eu gosto, o Brasil tem jogadores com essa característica", disse. "Mas também não acho que nossos times sejam tão diferentes".
Felipão comparou ainda o atacante Neymar, do Santos, com Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e elogiou o treinador do Santos. "Ele, Cristiano Ronaldo, tem características diferentes do Neymar, porque é muito forte fisicamente. Falaram que ele (Neymar) cai muito, e na Europa falam isso, mas não é verdade. Mas é também um goleador, como o Cristiano. Só é mais leve, tem um drible um pouco mais curto, mas os dois vão disputar a partir do ano que vem, no mínimo, a possibilidade de serem escolhidos os melhores do mundo. Mérito do Muricy, a gente nota a melhora, o posicionamento tático", afirmou.
Para o treinador, Cristiano Ronaldo é muito parecido com o ex-atacante Renato Gaúcho, que defendeu Grêmio, Flamengo e Fluminense. "Alto, forte, dribla bem, bate bem com os dois pés, cabeceio, é um jogador quase completo", disse.