Por Márcio Markman
Recife

O técnico Alexandre Gallo e o goleiro Felipe, do Náutico, são paulistas e construíram a maior parte das suas carreiras em clubes do futebol de São Paulo. Gallo já havia sentido um pouco do interesse do pernambucano por futebol e pelos clubes do Recife na curta passagem como treinador do rival Sport, em 2007. Na semana do clássico decisivo entre alvirrubros e rubro-negros – vale uma vaga à Copa Sul-Americana ao Timbu e a fuga do rebaixamento ao Leão – os dois se mostraram impressionados com a forma como o duelo mobiliza a atenção de todos.
Gallo elogiou não apenas a torcida do Náutico, como à do rival da Série A, o Sport, e também a do Santa Cruz, que, apesar de acompanhar o time na Série C, obteve uma das maiores médias nacionais em todas as divisões. Mas o treinador reservou uma importância especial à participação dos alvirrubros na permanência do time no Brasileirão 2012.
- Acho que a cidade vive com muita intensidade o futebol. É um pouco diferente de São Paulo, por exemplo. Os três grandes clubes daqui têm torcidas apaixonadas. A do Santa cruz é um espetáculo, a do Sport também já se mostrou muito forte. Nossa torcida foi um ponto fundamental para a nossa campanha. Sem ela, não seríamos tão fortes como fomos em nosso estádio. Essa paixão é transportada para dentro dos jogos e dá um gás maior aos atletas e à gente que está ali comandando o time – avaliou Gallo.
Em sua primeira passagem por um clube de Pernambuco, Felipe se disse surpreso com a dimensão como o recifense trata o duelo entre dois dos grandes clubes da capital. Apesar de fazer a sua estreia em um clássico no estado, ele colocou o jogo Náutico x Sport como um dos maiores confrontos do País.
- Eu já acompanhava, sabia que a cidade parava. Eu tinha dimensão que era o assunto da semana, mas não tinha noção da proporção que é. Você sai na rua e só se fala disso, na TV também. Como outros clássicos, Náutico x Sport é um dos maiores do Brasil.
Na sexta-feira, o torcedor do Náutico mostrou que semana de clássico é um momento realmente especial. Cerca de mil torcedores estiveram presentes ao estádio dos Aflitos, para acompanhar o treinamento dos comandados de Gallo. O camisa 1 do Alvirrubro aprovou a iniciativa.
- A torcida já tem feito um grande papel no campeonato. Lotou todos os jogos em casa. É muito especial esse carinho que eles têm com a gente. Espero que no domingo não seja diferente.