Por Márcio Markman Recife
Apesar do rebaixamento à Série B, volante Rithely se valoriza no Sport Maranhense subiu de produção em relação ao desempenho na Série B do ano passado e se fixou como titular durante a maior parte do Brasileirão
O Sport caiu para a Série B logo no ano em que retornava à elite do futebol brasileiro. Apesar do sentimento de decepção geral, ao menos há alguns jogadores que podem comemorar uma melhora no desempenho individual. É o caso do volante Rithely, que venceu a desconfiança de um primeiro ano vacilante no clube pernambucano para se tornar titular durante quase todo o Brasileirão 2012.
Contratado junto ao Goiás, no ano passado, Rithely pouco havia jogado até a demissão do então técnico Hélio dos Anjos, que o indicou ao Sport. Ele entrou em diversos jogos, mas nunca chegou a se firmar na equipe. Tanto que, no final da temporada, após o acesso do Sport e a consequente necessidade de qualificar o grupo de jogadores, o nome do maranhense de 21 anos foi citado em várias supostas listas de dispensa. Mas, após o afastamento do veterano Hamilton, ele ganhou de vez uma vaga no meio-de-campo e soube aproveitar a chance.
- É verdade, foi um ano onde eu pude jogar mais vezes, mostrar meu futebol. Ano que vem é procurar manter o bom trabalho e ajudar o Sport a voltar à Série A. Esse clube é muito grande e não merece estar nessa situação.
Sobre os motivos da queda do Leão, Rithely se mostrou afinado com o discurso dos demais jogadores. Para ele, faltou uma boa largada ao Sport, já que, na segunda metade do Brasileirão, o time pernambucano melhorou de produção.
- O nosso objetivo a gente perdeu antes, não foi no jogo com o Náutico. Na reta final do campeonato nosso time melhorou muito, mas começamos muito devagar, muito lento. Na hora em que a gente foi dar uma acelerada a situação já estava muito complicada. A gente ainda chegou na última rodada na briga, mas, infelizmente, não deu pra gente se manter na Série A.