Por GLOBOESPORTE.COM Recife
Náutico e Coritiba buscam vitória para se afastar da área de degola Timbu pode cair para perto da Z-4 em caso de derrota. Coxa está um ponto acima do 'rebaixamento' e luta para se distanciar da zona de perigo
Náutico e Coritiba se encontram nesta quarta-feira, às 20h30m (de Brasília) no estádio dos Aflitos, no Recife, com um objetivo em jogo: se distanciar da zona de rebaixamento. Com nove pontos e na 16ª colocação - um posto acima da área de degola -, o Coxa não sabe o que é vencer há seis rodadas e necessita urgentemente de um resultado positivo no Brasileirão. O Timbu tem 13 pontos e está na na 11ª colocação, mas precisa ganhar em casa para não correr o risco cair na tabela por conta dos demais resultados.
No Náutico, a preocupação do técnico Alexandre Gallo é com a oscilação do time. Apesar de estar a quatro pontos da zona de rebaixamento, o Timbu ainda não convenceu a torcida. A esperança reside no "fator Aflitos", já que no Recife a equipe tem feito bons jogos, e no atacante Kieza. Ele completará 50 jogos com a camisa alvirrubra nesta quarta, e a expectativa é que repita o feito da sua reestreia pela equipe, quando marcou dois gols na goleada sobre a Ponte Preta por 3 a 0.
O Coritiba quer colocar em prática no Recife o ímpeto mostrado durante a reação do segundo tempo contra o Bahia na última rodada. Após estar perdendo por 2 a 0, o clube paranaense aproveitou duas chances, conseguiu empatar a partida e tirar um ponto da excursão pelo Nordeste. Para esta quarta-feira, a meta do Coxa é melhorar ainda mais o desempenho para sair dos Aflitos com o fim do jejum de vitórias garantido e mais três pontos na bagagem.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos dos melhores lances do jogo nos Aflitos. A partida terá transmissão do Premiere Futebol Clube, em sistema de pay-per-view, a partir das 20h30m.
Náutico: o técnico Alexandre Gallo terá o retorno de alguns homens de confiança para o jogo desta quarta. O volante Souza e o zagueiro Ronaldo Alves voltam ao time após ficarem fora do jogo contra o Palmeiras. Já o volante Martinez, com dores, só será confirmado ou não na equipe minutos antes do início do jogo. Dessa maneira, a equipe que vai a campo será formada por Felipe; Ronaldo Alves, Márcio Rosário e Jean Rolt; Alessandro; Ramirez; Elicarlos, Souza, Lúcio e Rhayner; Araújo e Kieza.
Coritiba: o técnico Marcelo Oliveira não pode contar com o zagueiro Emerson, que está suspenso por tomar o terceiro cartão amarelo. Por outro lado, conta com os retornos do zagueiro Pereira, do lateral-esquerdo Lucas Mendes e do meia Lincoln. O meia Rafinha continua em recuperação e permanece em Curitiba. As opções para o meio-campo são variadas. Contra o Bahia, Oliveira escalou o jovem Thiago Primão, mas tem a opção de jogar com Lincoln, Everton Ribeiro, Robinho, Roberto ou Everton Costa no setor ofensivo. A provável escalação coxa-branca pode contar com Vanderlei; Ayrton, Pereira, Demerson e Lucas Mendes; Willian, Júnior Urso, Everton Ribeiro e Lincoln (Thiago Primão); Roberto (Robinho) e Everton Costa.
Náutico: Cascata e Rogério seguem se recuperando de cirurgias, e o zagueiro Marlon ainda está no "estaleiro" por conta de uma lesão. Martinez sente dores e só será confirmado entre os titulares momentos antes do início do jogo.
Coritiba: Emerson retornou para Curitiba e cumpre suspensão automática. O meia Rafinha e o atacante Anderson Aquino permanecem por mais duas semanas no departamento médico. O lateral-esquerdo Eltinho e o atacante Marcel estão em recuperação física. Cleiton, Jackson e Keirrison só retornam no segundo semestre.
Náutico: Martinez e Rhayner
Coritiba: Everton Costa, Everton Ribeiro, Junio Urso, Robinho e Sérgio Manoel.
Claudio Francisco Lima e Silva (SE) apita a partida, auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE). Claudio Francisco arbitrou dois jogos no Brasileirão, marcou 78 faltas (média de 39 por jogo), aplicou seis amarelos (média de 3 por jogo), nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 37,1 faltas e 0,3 pênalti.
Náutico: o atacante Kieza torna-se um gigante diante da torcida alvirrubra. Nesta quarta-feira, o jogador terá uma motivo a mais para brilhar em campo já que completará 50 jogos pelo Timbu. Kieza foi o artilheiro da Série B 2011 pela equipe, saiu para jogar no exterior e na volta ao Recife este ano fez a alegria dos torcedores com dois gols.
Coritiba: o lateral-direito Ayrton rouba a cena no time coxa-branca. O jogador chegou há dois meses e conquistou espaço na comissão técnica, com boas atuações defensivas e ofensivas. Além disso, ele é a atual melhor opção para as cobranças de faltas.
Alexandre Gallo, técnico do Náutico: "Não existe jogo fácil na Série A. Vamos encarar mais um gigante na competição, já que o Coritiba é o atual vice-campeão da Copa do Brasil e tem bons jogadores que fazem a diferença dentro de campo. Por outro lado, temos o mando de campo, a torcida a favor e queremos aproveitar este jogo para vencer e levar os três pontos. O Coritiba é uma equipe muito rápida, difícil de ser marcada, mas também temos nossas peças".
Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba: "Levamos o gol muito cedo e dá muita força para o adversário. Depois tem que reagir. Até reage, como aconteceu contra o Palmeiras e Bahia. A gente perdeu oportunidades e poderia ter ganho o jogo. O futebol tem que estar bem equilibrado. Agredir, criar chances e ter um poder maior de finalização".
* Esta é apenas a quinta vez que Náutico e Coritiba se enfrentam na primeira divisão na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. As duas equipes se enfrentaram duas vezes em 2008 (Coritiba 2 a 1 no Recife, e 0 a 0 em Curitiba) e duas vezes em 2009 com duas vitórias do Coxa (1 a 0 no Recife, e 2 a 0 em Curitiba).
* A última vitória do Náutico sobre o Coritiba na Série A do Brasileirão foi na edição de 1985. No dia 10 de abril, o Timbu venceu por 2 a 0 no Arruda, gols de Baiano e Neto. Vale destacar que depois desta vitória do Náutico em 85, as duas equipes somente voltaram a se encontrar na Série A em 2008.
* O Coritiba levou os três pontos nas últimas duas vezes que visitou o Náutico nos Aflitos pela Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2008, o Coxa venceu por 2 a 1, com gols de Guaru e Keirrison. Em 2009, a equipe paranaense venceu por 1 a 0, com gol de Marcos Aurélio.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
Náutico e Coritiba se enfrentaram pela última vez durante a Série B do Campeonato Brasileiro de 2010. No dia 7 de setembro daquele ano, o Coxa venceu o Timbu por 3 a 1. A partida ocorreu na cidade de Joinville, pois o Couto Pereira estava interditado. Os gols dos paranaenses foram marcados por Jéci, Rafinha e Denis. Geílson descontou para o alvirrubro pernambucano.