Treze vence com gol no final

No clássico dos pressionados, o Treze levou a melhor e venceu o Botafogo-PB por 1 a 0 neste domingo, no Estádio Amigão, em Campina Grande. O gol do time alvinegro foi marcado pelo estreante Thiago Cunha, aos 41 minutos do segundo tempo.

Com o triunfo, o Galo não só manteve um tabu de cinco anos sem perder para o rival em casa, como permanece na zona de classificação, com 14 pontos ganhos ao lado do rival Campinense, que ficou no empate com o Auto Esporte, em João Pessoa. O Galo perde da Raposa na tabela por causa do saldo de gols. Já o Belo pode sair do G4, no final da rodada.

Agora, o Treze só volta a jogar no próximo domingo, quando recebe o Sousa no Estádio Amigão, em Campina Grande, pela 9ª rodada. Já o Bota atua na quinta-feira diante do Esporte de Patos, no Almeidão, pela 8ª rodada.

O jogo

Pressionados pela vitória, Treze e Botafogo-PB iniciaram o clássico buscando o gol. E quem tomou a iniciativa foi o Belo, com duas tentativas de Rogério e Anderson Cavalo. O Galo deu a resposta logo em seguida com o estreante Neto Maranhão. Ele recebe passe de Doda, enche o pé e a bola passa assustando o goleiro André Zuba, aos sete minutos.

O jogo é bem movimentado. Empurrado pela sua torcida, o time trezeano pressiona o adversário. Aos 18 minutos, Rone Dias desce pela esqueda, passa para Doda, mas ele acaba desperdiçando o lance. A equipe da capital joga na base dos contra-ataques. Em um deles, William recebe de Leomir e arrisca de longe, mas a bola passa por cima do gol de Beto.

O time pessoense vai novamente ao ataque. Desta vez, Anderson Cavalo é parado com falta. Na cobrança, Edgard levanta para a área, mas a bola sai para linha de fundo. Passado o sufoco, o bicampeão tenta se reorganizar mais em campo. Aos 29 minutos, o lateral Ferreira arrisca de longe e a bola sai por cima da meta de André Zuba.

Agora é o Treze que pressiona. Aos 33 minutos, Rone Dias avança e cruza para Márcio Carioca, que mete a cabeça. A bola acerta a trave botafoguense. Na sequência, Neto Maranhão chuta forte e quase abre o placar. Do lado trezeano, o estreante atacante Thiago Cunha quase não aparece no jogo.

No Belo, Diego Pitbull faz jogada individual, chuta em gol, mas a bola bate na rede pelo lado de fora. Aos 42 minutos, a equipe galista tem falta perto da área. Tiago Cenedesi levanta na área, mas a zaga botafoguense afasta o perigo. Os times seguem tentando o gol, mas os goleiros garantem o 0 a 0 no primeiro tempo.

Segundo tempo

Os dois times voltam sem alterações. Quando o jogo recomeça, o Treze sai com tudo para cima do Botafogo-PB e tem grande chance aos nove minutos, com Thiago Cunha, que dribla o marcador e chuta forte com perigo no gol de André Zuba.

Não demora e os técnicos Marcelo Vilar e Suélio trocam peças. No Belo sai Anderson Cavalo e entra Jales. No alvinegro, Marcelo Carioca é substituído por Vavá. Os clubes não querem sair de campo com 0 a 0. Apesar das mudanças, o jogo segue bastante equilibrado. Aos 17 minutos, Doda se machuca e Braw entra em seu lugar. O Treze se torna mais ofensivo. Mas logo em seguida o técnico botafoguense fez outra alteração: Rodrigo Rizzo em lugar de Wagner.

Aos 24 minutos, mesmo com o Treze não conseguindo furar a defensiva do Bota, a torcida comemora, mas o gol do Auto Esporte sobre o rival Campinense, no jogo realizado simultaneamente em João Pessoa. Só que o Galo tem falta perigosa perto da área. Neto Maranhão cobra, mas a bola bate na zaga. O time da capital “queima” a última substituição, com a entrada de Nino em lugar de Rogério.

Aos 39 minutos Rone Dias marca, mas a arbitragem vê irregularidade no lance. Mas aos 41 minutos, depois de tanto insistir, o Galo finalmente chega ao gol adversário. Depois de boa jogada de Braw, o estreante Thiago Cunha bate e faz Treze 1 a 0 Botafogo. Depois disso, o bicampeão paraibano tratou de administrar o placar e comemorar a vitória, que alivia o clima no clube.

Ao fim do jogo, o goleiro botafoguense André Zuba reclamou da arbitragem. Foi expulso mesmo depois da partida.

Treze 1 x 0 Botafogo-PB

Treze: Beto, Ferreira, Anderson, Tiago Cenedesi e Celico; Neto Maranhão, Leomir, Rone Dias e Doda (Braw); Márcio Carioca (Vavá) e Thiago Cunha.

Técnico: Marcelo Vilar



Botafogo: André Zuba, Diego Pitbull, Rogério (Nino Paraíba), Wagner (Rodrigo Rizzo) e Roque; Marcelo Pinheiro, Isaías, William e Leomir; Edgard e Anderson Cavalo (Jales).
Técnico: Suélio Lacerda


Gol: Thiago Cunha aos 41 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Anderson Cavalo, Marcelo Pinheiro e Rogério (Botafogo); Beto (Treze).

Cartão vermelho: André Zuba (Botafogo-PB).
Local: Estádio Amigão, em Campina Grande.

Competição: Campeonato Paraibano 2012.

Árbitro: Renan Roberto.