Santa Cruz e Penarol-AM com objetivos distintos na Copa do Brasil Tricolor pernambucano quer assegurar classificação já nesta quarta-feira, enquanto o time amazonense pretende garantir jogo de volta no Recife

Santa Cruz e Penarol-AM iniciam, nesta quarta-feira, o caminho na Copa do Brasil com objetivos distintos. O primeiro confronto entra as duas equipes acontece em Manaus, no estádio Roberto Simonsen (Sesi), às 22h (horário de Brasília). Enquanto o tricolor pernambucano sonha em voltar com a classificação, a equipe de Itacoatiara quer assegurar o jogo de volta no Recife.

Para garantir a passagem à próxima fase sem a necessidade do jogo da volta, a equipe Tricolor precisa vencer por uma diferença de dois gols. Caso contrário, as duas equipes voltam a se encontrar na quarta-feira, dia 14, no Arruda. Quem passar deste confronto, encara o vencedor da partida entre Atlético-MG e Cene-MS.
Zé Teodoro quer o Santa pensando grande


A fórmula da competição, considerada como um atalho para disputar a Libertadores, é outro motivo que enche de otimismo o técnico pernambucano Zé Teodoro. Para ele, a Copa do Brasil pode levar o campeão à Libertadores em apenas dez jogos.
E, na opinião do treinador, a equipe coral conta agora com jogadores experientes, que podem levar o Santa Cruz a uma campanha superior às anteriores. O melhor resultado coral foi chegar às oitavas de final.
- Muita gente no nosso elenco já tem bagagem para disputar uma competição como esta, em que é muito importante fazer um bom resultado fora de casa. Sabemos que não tem jogo fácil, a arbitragem também é complicada e os times querem fazer de tudo para se destacarem no cenário nacional.
Para a partida, o Santa Cruz terá três desfalques. O lateral direito Eduardo Arroz, o volante Léo e o atacante Carlinhos Bala ficaram no Recife se recuperando de lesões. A única dúvida de Zé Teodoro para montar a equipe é sobre quem será o companheiro de Weslley, no meio-campo.
-Ainda não decidi se entra o Renatinho, Natan ou Luciano Henrique. O restante é o mesmo time que vem jogando o Pernambucano. Precisamos de jogadores com pegada, que tenham estrutura física para aguentarem o choque, e nisso o Renatinho leva desvantagem. Além disso, ele é mais jogador para campos maiores, pois precisa de espaço para usar sua velocidade como arma – explica o comandante coral.
Penarol com dois reforços para o confronto


Após eliminação na semifinal do primeiro turno do Campeonato Amazonense, o Penarol volta sua atenção para a Copa do Brasil. Para a partida, a equipe terá o reforço do meia Fininho (ex-São Raimundo-PA), que chegou no domingo ao time e já deverá ser escalado para a partida. Além dele, o goleiro Rascifran também está à disposição, após se recuperar de uma lesão.
Para Fininho, chegar e estar à disposição do time já é motivador e, se for escalado, promete ajudar a equipe a ter a segunda partida do confronto, no Recife.
- Estou pronto para jogar. Fiz dois treinos com o grupo e se o treinador me escalar, vou dar o melhor. Temos um elenco de jogadores experientes e, com certeza, vamos dar trabalho para eles - disse o meia.
O jogador disputou a Copa do Brasil em outras duas oportunidades. Uma pelo Atlético de Roraima, 2005, e outra pelo Nacional-AM, em 2008. Pelo time amazonense, ele foi escolhido o melhor jogador em campo no empate em 2 a 2 entre o Leão da Vila Municipal e o Atlético-MG.
Para o treinador do Penarol, Roberto Oliveira, é hora de esquecer a derrota, nos pênaltis, para o Princesa (pelo Amazonense) e focar no Santa Cruz.
- Agora temos que nos concentrar contra o Santa Cruz, que é de suma importância. É a partida mais importante do Penarol em 2012 - disse o técnico do Penarol, Roberto Oliveira.
Para o confronto com o time pernambucano, além de Fininho e Rascifran, o time de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) contará com jogadores experientes como Igor Cearense, Marinelson (que estava no time do Fast Clube quando eliminou o Santa na Copa do Brasil de 2008), além de Fábio Bala, que já teve passagem pelo Fluminense.

Fonte: Globo Nordeste.